Desenvolvimento

Casos de sucesso na terceirização de software

Por 18 de fevereiro de 2021abril 30th, 2021No Comments
Cases de sucesso na terceirização de software

Desde a  explosão da pandemia COVID-19 em março de 2020, empresas e funcionários têm trabalhado remotamente.

Uma pesquisa da Gartner revelou que quase três em cada quatro gestores planejam transferir pelo menos 5% dos funcionários anteriormente no local para posições remotas permanentemente após o COVID-19.

A ação é mais que necessária. 

Devido às circunstâncias atuais, as empresas são obrigadas a trabalhar remotamente usando tecnologias para manter o negócio em funcionamento, o que resulta na visibilidade do aumento do número de estudos de caso de terceirização bem-sucedidos. 

Os proprietários de empresas já perceberam a importância do trabalho remoto e da terceirização durante crises como esta. 

Embora existam argumentos sobre os prós e os contras de trabalhar remotamente, é indiscutível que o trabalho remoto e a terceirização são opções viáveis ​​para manter o negócio funcionando, aproveitando a tecnologia digital 4.0. 

De acordo com a pesquisa, quase 75% das empresas terceirizam serviços de TI, enquanto 87% planejam fazê-lo.

A terceirização está se tornando mais desejável, pois há uma escassez de talentos em tecnologia.

Ele também resolve vários problemas, como cortar custos de desenvolvimento de software, encontrar os especialistas necessários, desenvolvimento de inteligência de negócios, serviços baseados em nuvem, construção de sites, etc.

Algumas das empresas mencionadas abaixo são alguns dos estudos de caso de terceirização mais bem-sucedidos que existem a nível global. 

Dê uma olhada em como eles aumentam seus negócios e superam os concorrentes no mercado global por meio da utilização de equipes remotas.

Whatsapp 

O aplicativo de mensagens mais popular com mais de 1,6 bilhão de usuários, ultrapassando o Facebook Messenger com 1,3 bilhão e o WeChat com 1,1 bilhão de usuários terceirizou o desenvolvimento central, especialmente o desenvolvimento iOS. 

O Whatsapp foi fundado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum depois que eles foram rejeitados pelo Facebook, ironicamente. 

Como eles queriam otimizar os custos, eles contrataram uma equipe profissional da Europa Oriental para construir todo o desenvolvimento central. 

O projeto alcançou o topo da classificação na App Store, Google Play. 

Alibaba 

Esse conglomerado de tecnologia de comércio eletrônico multinacional chinês começou em 1999 por Jack Ma, quando as empresas estavam usando cada vez mais sites para relacionamento com o cliente. 

A empresa terceirizou desenvolvedores dos Estados Unidos para criar seu site que atrairia tanto os clientes locais quanto internacionais, especialmente aqueles nos países de língua inglesa. 

A razão de o Alibaba ter tanto sucesso é a ideia genial de terceirizar uma equipe que fala inglês apenas para localizar o conteúdo online, em vez de apenas traduzir palavras. 

O pensamento trouxe a Jack Ma o status e a Alibaba a receita global que eles têm hoje.

Slack

Quando o Slack começou seu negócio, ninguém pensava que seria uma ferramenta de colaboração em equipe que atraiu 10 milhões de usuários como é agora. 

Era como um Internet Relay Chat (IRC) dentro de um navegador, e provavelmente só restam algumas pessoas que se lembram de como era o protótipo inicial. 

Entre muitos sistemas semelhantes, o Slack revelou-se o mais bem-sucedido. 

Slack contratou uma equipe de terceirização para melhorar a experiência do usuário (UX). 

Essa mudança resultou em todas as afirmações de opinião consensual de que a aparência, sensação e som do Slack são diferentes do concorrente. 

O UX do Slack se torna seu ponto de venda exclusivo. 

A equipe de terceirização criou o conceito geral de design para renovar o aplicativo, o logotipo e o site comercial.

GitHub

A multinacional americana, subsidiária da Microsoft desde 2018, fornece hospedagem para desenvolvimento de software e controle de versão. 

Não existe nenhum desenvolvedor de software que não conheça o Git. 

Quarenta milhões de usuários do Git usam o site para controle de versão, rastreamento de bugs e gerenciamento de código-fonte. 

Quando foi fundado, foi escrito no framework Ruby on Rails, mas logo ficou claro que a solução precisava muito de pessoas extremamente proficientes no próprio Git. 

O especialista que estava envolvido como uma presença terceirizada por trás do projeto, foi Scott Chacon. 

Ele era a peça perfeita, permitindo que Git fosse o melhor que poderia ser. 

Skype

Você sabia que, em 2003, os fundadores do Skype terceirizaram o desenvolvimento de back-end da plataforma para profissionais da Estônia? 

Esses profissionais criaram o que conhecemos e usamos hoje. 

Os recursos de chat por vídeo, mensagens instantâneas e transmissão de arquivos são o que torna o Skype um dos pioneiros em aplicativos de telecomunicações. 

Depois de apenas dois anos, o Skype foi adquirido pelo eBay por US $ 2,5 bilhões e, em 2011, pela Microsoft por US $ 8,5 bilhões. 

Essa história é uma inspiração e chamou a atenção para o pool de talentos de TI na Europa Oriental. 

O “Skype” torna-se até um dos verbos da língua inglesa – ‘to skype someone’, que significa ter uma conversa falada com alguém pela Internet pelo Skype, também visualizando pela webcam. 

Esta entrada do dicionário fala muito sobre o triunfo do projeto.