Mobile

Por que projetar e desenvolver para dispositivos móveis primeiro?

Por 8 de janeiro de 2021abril 30th, 2021No Comments
Projetar para dispositivos móveis primeiro

Pare um momento para pensar sobre como você está lendo este texto: você está usando um computador desktop na calma da sua casa, um dispositivo móvel como um notebook ou tablet em um café barulhento ou um smartphone em um ônibus quicando?

A experiência pode ser bem diferente.

Por causa das diferentes plataformas, todos esses dispositivos exigem um design diferente de um site ou aplicativo.

O uso global de celulares está crescendo rapidamente, assim como a porcentagem de usuários de smartphones entre eles. 

De acordo com algumas pesquisas, existem 5,13 bilhões de usuários no mundo, incluindo 2,71 bilhões de usuários de smartphones, globalmente. 

O mais surpreendente é que existem 8,97 bilhões de conexões móveis em todo o mundo – o que excede a população mundial atual em mais de 1,2 bilhão! 

Isso mostra como é importante para as empresas garantir que todos os seus serviços e produtos estejam disponíveis no celular.

Quando se trata de projetar software, é natural que priorizamos os dispositivos móveis. A Smartcon segue sempre esse princípio, mobile-first.

O que isso significa?

Mas o que exatamente significa primeiro o celular em desenvolvimento e design? Por que precisamos disso em primeiro lugar? 

Pense em web design para usuários móveis e web design para usuários de desktop. Bem diferente, certo? 

Não são apenas as limitações técnicas e telas verticais, mas também o contexto.

Em comparação com o usuário de desktop, o usuário móvel está mais provavelmente com pressa, em um ambiente mais ruidoso – talvez tendo problemas para ver a tela sob a luz direta do sol – fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e procurando um acesso mais rápido e claro às informações. 

O design deve responder e superar essas restrições desde o início. É por isso que trabalhamos primeiro na plataforma mais difícil. 

Mobile-first é a maneira de projetar software a partir da base. De menos poder de computação, tela menor e conexão de Internet ruim a tela grande com muitos músculos e conexão rápida e confiável.

Degradação graciosa versus aprimoramento progressivo

Na época em que os smartphones não eram um sucesso tão grande, o web design estava adotando a ideologia da degradação graciosa – o que significa que os sites foram construídos primeiro para os navegadores mais recentes e capazes e, em seguida, “reduzidos” para corresponder à capacidade das versões anteriores. 

No entanto, isso fez com que a versão móvel frequentemente – nem sempre, mas frequentemente – parecesse uma reflexão tardia para a experiência de desktop de alto nível.

Projetar mobile-first é exatamente o oposto de degradação elegante. Na Smartcon, adotamos a perspectiva de aprimoramento progressivo. 

Isso significa que o produto será tão atraente quanto já é possível em dispositivos móveis, mas cada etapa que nos dá mais “playground”, vamos acrescentando ao todo.

Ou seja, começamos da melhor e mais eficiente maneira de mostrar o que precisa ser visto, a partir do mobile, e vamos aprimorando as camadas conforme os dispositivos de exibição vão permitindo mais recursos.

O aprimoramento progressivo traz o conteúdo de forma mais eficiente – e o conteúdo é o motivo pelo qual navegamos na web e usamos os aplicativos.

Perspectiva do desenvolvedor

No desenvolvimento, queremos economizar tempo e dinheiro enquanto trabalhamos com eficiência. 

Uma possibilidade de projetar aplicativos e sites multiplataformas é desenvolver versões separadas para cada um deles: uma para smartphone, uma para desktop etc. 

No entanto, obtemos um resultado melhor – um aplicativo funcionando sem problemas, por exemplo – com metade do esforço direcionando o aplicativo primeiro para a plataforma móvel e, em seguida, aprimorando-o gradualmente para satisfazer os usuários de desktop. 

Para desenvolvedores e testadores, é muito mais fácil adicionar recursos a um site para oferecer suporte ao conteúdo principal do que reduzir um design luxuoso ao seu essencial.

Ao projetar o dispositivo móvel primeiro, oferecemos a melhor experiência para cada cliente, independentemente do dispositivo.

Você tem uma deia que deseja tirar do papel e tornar um aplicativo real? Fale com um consultor da Smartcon e vamos desenvolver para tocê!