Desenvolvimento

Por que a metodologia Agile acelera desenvolvimento web?

Por 15 de abril de 2021abril 30th, 2021No Comments
Metodologia Agile acelera o desenvolvimento web

A era da tecnologia está se desenvolvendo a uma velocidade tremenda, com milhares de produtos de software de tecnologia nascendo todos os anos. 

Assim, não apenas as empresas comuns devem se esforçar para promover a transformação digital, mas também as empresas de tecnologia de software estão constantemente se esforçando para encontrar o método de desenvolvimento de software mais rápido e eficaz. 

O mundo inteiro está constantemente procurando as melhores soluções para levar a humanidade à era digital.

Sabemos que as metodologias Waterfall e Agile são as metodologias mais prevalentes até hoje. 

Enquanto que a Waterfall foi o meio que veio pela primeira vez à mente nas décadas anteriores, o Agile se tornou o mais aplicável.

Desde então, por que a metodologia Ágil é tão aplicável especialmente para Desenvolvimento Web ?

As diferenças estão no pré-requisito entre as duas abordagens: Agile e Waterfall.

Quando se trata de Waterfall, todos devem pensar imediatamente que é fácil de entender e extremamente adequado para projetos de pequena escala.

Quando se trata de Agile, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é considerar os clientes em primeiro lugar – como a primeira prioridade.

Em termos de Escopo do Projeto, o Waterfall tem um bom desempenho para um projeto bem definido em termos do escopo que a equipe irá percorrer, com um número limitado de mudanças e modificações no produto. 

Este método é frequentemente aplicado a equipes com um pequeno número de membros engenheiros, projetos de pequena escala e produtos simples.

O Agile é novamente utilizado para projetos com escopos bem definidos e com um gerente de projeto decisivo. 

Obviamente, a metodologia Agile é adequada para projetos de grande escala e requer um ponto focal para facilmente tomar decisões finais, revisar o trabalho e estabelecer uma ponte de comunicação entre clientes e membros dedicados da equipe.

Em termos de viabilidade do produto o Waterfall é, novamente, independente da viabilidade do produto. O desenvolvimento técnico ainda está sendo realizado e não dar muita atenção ao desempenho futuro do produto é bem recebido ou não.

Já para o Agile, esse método traz a usabilidade à tona, a equipe considerará cuidadosamente as etapas a serem executadas para que o produto final tenha a melhor funcionalidade, viabilidade e design por meio de vários estágios de discussão repetida.

Flexibilidade ao longo do projeto

Não se volta um passo atrás – isso é o que a metodologia em cascata pode descrever completamente. Sem dúvida, será difícil voltar à edição se ocorrer alguma falha na fase anterior.

Em contraste com o Waterfall, graças à troca e revisão regulares entre a equipe dedicada e o cliente e com atualização ininterrupta, a metodologia Agile facilmente corrige e corrige erros com rapidez e precisão.

Principais razões pelas quais o desenvolvimento da Web está ficando melhor graças a metodologia Agile

Por sua alta praticidade e menos teoria, 2017 marcou o ano em que o Agile foi credível para uso como solução de software por 89% das empresas. 

A metodologia Agile se tornou popular até hoje, graças aos principais motivos: 

Chave para o sucesso: comunicação

Percebendo que a opinião do cliente é extremamente importante, a metodologia Agile oferece aos clientes e às equipes de desenvolvimento de software mais tempo para trocar ideias entre si, mesmo em cada etapa do projeto. 

Graças a esse apoio mútuo eficaz, os desenvolvedores da web podem colocar sua visão na posição de clientes para entender suas ideias de uma maneira muito melhor, que é a chave para fornecer exatamente o que os clientes precisam.

Transparência reforçada

O Agile também é valorizado em parte pela transparência que tanto os clientes quanto os desenvolvedores de software desfrutam. 

Em particular, as partes terão a oportunidade de participar de diversas reuniões, a partir das quais poderão tomar decisões com base nos resultados de cada etapa do projeto. 

Para o Agile, os clientes desempenham um papel ativo ao longo do caminho, desde a fase conceitual, passando pela pesquisa e descoberta, até reuniões regulares de revisão e novos lançamentos. 

Desta forma, a transparência, a confiança e a cooperação entre as partes envolvidas são aprimoradas dia a dia.

Tempo de colocação no mercado mais rápido

“O mercado comercial também é o campo de batalha”. O significado desse ditado também significa que, se seu produto da web for lançado com atraso, mais você perderá a oportunidade de conquistar consumidores – e certamente seus concorrentes serão mais lucrativos se você atrasar seus negócios. 

Ao desenvolver aplicativos da Web de acordo com a metodologia Agile, você não perderá muito tempo; além disso, você pode obter maior eficiência criando protótipos, desenvolvendo e testando quase ao mesmo tempo. 

Resumindo, o Agile produz produtos de entrega antecipada e previsíveis, reduzindo o tempo de lançamento no mercado e, portanto, o valor comercial tangível para os clientes.

Gerenciamento de risco aprimorado

Você também pode entender o Agile como uma ótima maneira de “limitar o risco”. 

Pois, ao ouvir e receber feedback dos clientes constantemente, o Agile reduz o risco de criar um produto incorreto segundo os clientes, ou pior, um produto inútil. 

O cliente e a equipe de desenvolvimento de software se reúnem várias vezes, com procedimentos de feedback repetidos durante todo o processo de implementação do projeto. 

Da perspectiva do cliente, isso também significa que você pode cortar perdas antecipadamente se perceber que o projeto tem pouco ou nenhum valor de mercado ou não há demanda suficiente do usuário.

Maior resiliência à mudança

Relembrando um pouco sobre a metodologia Waterfall , este modelo é considerado a estratégia tradicional de desenvolvimento de software onde o projeto é dividido em etapas ou eventos únicos que devem ser concluídos sequencialmente. 

Com esse processo de design não iterativo, o software não está pronto para o lançamento até que tenha passado linearmente por todos os estágios. 

A frase “Cachoeira” é entendida de forma totalmente natural no ponto de vista da direção de cima para baixo. 

Portanto, no modelo em Cachoeira, você está proibido de voltar à etapa anterior, pois só tem permissão para descer o rio. 

Significa que, a única maneira de voltar ao início é concluir primeiro todo o ciclo de desenvolvimento.

Enquanto isso, o Agile dá as boas-vindas à mudança contínua para criar um produto que seja mais adequado para os usuários. 

Todas as partes têm a oportunidade de introduzir mudanças ao longo do caminho, reorganizar itens antigos e esperar entregas em dias ou semanas, dependendo da complexidade do projeto.

Melhorar a qualidade do produto final

Com o Agile, mais foco nas necessidades reais dos clientes significa mais sucesso. 

Então, combinar feedback de avaliações falsas e usabilidade enquanto testa continuamente novos recursos significa que, as incompatibilidades esperadas são detectadas cedo e os erros críticos corrigidos em tempo hábil.

Conclusão

Percebendo a flexibilidade e oportunidade da metodologia Agile, a Smartcon está constantemente aplicando em todos os seus projetos, especialmente para projetos de desenvolvimento web e app.

O desenvolvimento da Web não se trata apenas de criar sites ou aplicativos, ele inclui suporte e manutenção após o fechamento de um projeto, bem como atualizações regulares do produto e controle de qualidade.

A Smartcon Desenvolvimento sempre recomenda o método Agile antes de iniciar um projeto de desenvolvimento web personalizado.

No entanto, dependendo da natureza do projeto, também propomos outra abordagem para os clientes considerarem.

Na Smartcon, estamos sempre confiantes em trazer bons serviços para os clientes, quaisquer que sejam suas necessidades e requisitos.

Não hesite em nos chamar hoje para obter um orçamento gratuito e obter o melhor preço de serviço em 2021!